Encaminhamentos Metodológicos


Fotografia: Encaminhamento 8 ( 9 a 10 anos)

1) Área do conhecimento: ARTES

2) Eixo: Artes Visuais

3) Conteúdo: Fotografia

4) Objetivos:
·     Saber a história da Fotografia, história da palavra.
·     Perceber a função social da fotografia, como registro, comunicação e arte.
·     Aprender as técnicas de fotografia.

5) Planejamento diário
1.ª Aula
Iniciar pela palavra FOTOGRAFIA - Foto: luz e grafia: escrita
Escrever com a luz ( site: http://www.fotografiaparatodos.com.br/educadores/)
História da fotografia: Contar sobre a história da fotografia, sobre a câmera escura, levar câmeras antigas e digitais, fotos antigas, filmes e negativos...

2.ª Aula
Câmera escura:
Ver vídeos: Manual do mundo. Fazer uma câmera escura com os alunos, ir até o pátio e observar como funciona a tecnologia e discutir.

3.ª Aula
Tipos de fotografia: conversar sobre o uso da fotografia.
Foto jornalística, histórica, publicitária, retrato, eventos, de família, da natureza e artística.
Usar vários tipos de fotos: Fotos artísticas, recortes de revistas e jornais, álbuns, documentos... Classificar

4.ª Aula
Elementos da Fotografia:
Falar sobre os planos da fotografia: Geral, Médio, Primeiro plano e Detalhe: usar fotos com um plano geral e fazer recortes até chegar ao plano detalhe.

5.ª Aula 
6) Critérios de Avaliação:
Continua........

_____________________________________________
CADEIRAS ALIMENTARES : Encaminhamento 8 ( 9 a 10 anos)

OBJETIVO: Compreender o funcionamento das cadeias e teias alimentares na natureza e a importância dos alimentos como fonte de energia.

Aula no Laboratório:

1) HOJE VAMOS PESQUISAR  NO SITE DA REVISTA CIÊNCIA HOJE SOBRE AS CADEIAS ALIMENTARES, CLIQUE NA FIGURA PARA ENTRAR NA PÁGINA.

2) AGORA QUE VOCÊ JÁ LEU O TEXTO, PESQUISE TAMBÉM NESTE SITE: CADEIAS ALIMENTARES

3) TESTE O SEU CONHECIMENTO: QUIZ

4) VAMOS ESCREVER UM TEXTO SOBRE O ASSUNTO ESTUDADO? (Usar um editor de texto)

Critérios de Avaliação: Explicou no texto o ciclo da cadeia alimentar?

__________________________
Festa Junina : Encaminhamento 8 ( 9 a 10 anos)

NO MÊS DE JUNHO NÃO TEM COMO NÃO FALAR DAS FESTAS JUNINAS, VAMOS PESQUISAR SOBRE ELAS NA INTERNET?

FESTA JUNINA
FESTAS JUNINAS NO BRASIL
VAMOS JOGAR
VAMOS JOGAR 2

E O QUE QUE TEM?



COMIDAS TÍPICAS


FOGUEIRA


BANDEIRINHAS


QUADRILHA


BRINCADEIRAS

______________________________________________________________________________
VALOR POSICIONAL DOS NÚMEROS : Encaminhamento 6 ( 9 a 10 anos)
OBJETIVO: Compreender o valor posicional dos números  e realizar a composição e
decomposição de números.


Levar para a sala de aula o ábaco e deixar um tempo para que mexam no material, façam a contagem, separem as cores, ou seja, um tempo livre para explorar o material. Explicar a ordem das unidades, dezenas, centenas, unidade de milhar e o posicionamento das peças no ábaco. Ditas algumas sentenças para que façam no ábaco.

No laboratório de informática, com o  desafio do ábaco presente neste site da prefeitura de Porto Alegre, instigar os alunos a descobrirem o número pedido. depois o número menor a ser composto e o maior...
Site: http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/marcirio/desafios_matematica//abaco.htm
Critérios de avaliação: Compreende o valor posicional dos números.
______________________________________
RACIOCÍNIO E ESCRITA DE PALAVRAS: Encaminhamento 5 ( 7 a 9 anos)
OBJETIVO: Raciocinar rápido e escrever palavras corretas aumentando o vocabulário.

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
Na sala de aula, entregar para cada aluno alfatetos móveis, pedir para que organizem as letras e escrevam  palavras. Registrar as palavras no quadro.
No laboratório de informática, acessar o site
http://www.fulano.com.br/scripts/jogosOnline/Letroca/LetrocaAbertura.asp
e iniciar o jogo LETROCA sem limite de tempo, pedir para que os alunos registrem as palavras ( pode-se levar o caderno de Lingua Portuguesa ou folhas).
Num segundo momento, podem realizar com tempo limite, depende do nível dos alunos.
Na volta para sala, pesquisar as palavras no dicionário criando uma lista de palavras.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO:2. Escreve com correção ortográfica, no entanto demonstra alguma dificuldade na escrita de palavras mais complexas.
1. Escreve com incorreção ortográfica na escrita de palavras simples.

3. Escreve com correção ortográfica as palavras apresentadas.
4. Escreve com correção ortográfica as palavras apresentadas, com facilidade.

___________________________________
DIA DA TERRA!

"O Dia da Terra foi criado pelo senador estadunidense Gaylord Nelson, no dia 23 de Abril.(...) A primeira manifestação teve lugar em 22 de abril de 1970. Foi iniciada pelo senador Gaylord Nelson, ativista ambiental, para a criação de uma agenda ambiental. Para esta manifestação participaram duas mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias e centenas de comunidades. A pressão social teve seus sucessos e o governos dos Estados Unidos criaram a Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency) e uma série de leis destinadas à proteção do meio ambiente." (http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Terra) Apesar desta data ser importante a ONU não a reconhece, o movimento dito como universitário acontece como um incentivo a busca de conhecimento e informação sobre as ameaças que o planeta sofre...

Nós, professores, podemos utilizar este dia para atividades com os alunos, suguiro um vídeo bem alegre e que dá margem para muitas atividades com os alunos: " A nossa amiga Terra" da nikc jr.

________________________________
SEQUÊNCIA LÓGICA: Encaminhamento 4 ( 5 a 6 anos)

OBJETIVO: Reconhecer a regra de formação de uma sequência e dar continuidade a ela.

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:

Na sala de aula, entregar para cada aluno os blocos de montar, pedir para que organizem as peças na sequência proposta pela professora. Essas sequências podem ser por tamanhos, formas ou cores. Depois deixar que eles criem sequencias para os colegas, essa atividade pode ser em dupla.
No laboratório de informática, acessar o site http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/sequencia-logica.html
selecionar um dos links e pedir para que façam a sequência proposta.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO:
  1. Reconhece a regra de formação da sequência e representa as próximas figuras.
  2. Representa as próximas figuras da sequência, porém em desacordo com a ordem.
  3. Representa figuras que fazem parte da sequência, porém em desacordo com a ordemestabelecida.
  4. Ausência de resposta.
_______________________________________
ORDEM ALFABÉTICA : Encaminhamento 3 (Língua Portuguesa: de 5 a 6 anos)


OBJETIVO:  Relacionar as figuras com as letras do alfabeto.


DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:

Na sala de aula, entregar para cada aluno o alfabeto móvel, pedir para que organizem as letrinhas em ordem do alfabética. Depois ditar algumas palavras e pedir para que encontrem a letra que inicia a palavra ditada.
Conversar sobre o alfabeto e que ele tem uma ordem, que eles irão utilizá- la para muitas coisas como: listas telefônicas, de endereços...
No laboratório de informática, acessar o site http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/alfabeto-jogo-do-alfabeto-em-portugues-II.html  pedir para que continuem on line a atividade sobre o alfabeto.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Entende que existe uma ordem no alfabeto.


__________________________________
ESCRITA DO NOME : Encaminhamento 2 (Língua Portuguesa e História: de 5 a 6 anos)


OBJETIVO: Escrever seu nome com autonomia e pesquisar sobre a origem do nome.

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:

Em sala, conversar sobre a importância do nosso nome, quem escolheu nome ( pai, mãe)... Enviar para casa uma pesquisa sobre a origem do nome que pode ser usada nas aulas de história sobre a identidade do aluno.
Também em sala confeccionar um crachá com o nome de cada aluno que pode ser usado na chamada ou na mesa dependendo do feitio.
No laboratório de informática, levar o crachá a usar o software da ARIÊ http://www.krafthaus.com.br/v2/extras/arie.htm
para as atividade de escrita do nome já que ele apresenta um alfabeto para isso. Com o crachá nas mãos explicar para os alunos como escreve na tela com o mouse e depois é só fazer variações... escrita do nome da professora, do amigo, do pai...

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Escreve corretamente o seu nome.
_________________________
MARCHAS DE CARNAVAL


OBJETIVO: Relatar com clareza manifestações culturais do nosso pais.

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
Em sala, conversar com os estudantes sobre a questão cultural do Carnaval, é importante comentar sobre como as comemorações antigas do carnaval eram feitas nas ruas, para isso pode ser utilizadas fotos antigas ou vídeos do youtube (http://www.youtube.com/watch?v=-iaHkonKc0E&feature=related) se a escola tiver projetor multimídia fica fácil. Você pode também salvar o vídeo e passar no DVD, na TV.
No laboratório os estudantes podem ouvir e ler as letras de algumas marchinhas na rádio on line KBOING (http://www.kboing.com.br/carnaval/). Depois disso abrem-se possibilidades de atividades com os textos das letras das marchas em LP, representações com diversos materias em Artes e até a realização de um carnaval de rua nas corredores da escola...."É são foliar"

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:  Relato oral dos estudantes e realização das atividades.